segunda-feira, 14 de maio de 2012

Palavras usadas.

Depois de muita procura consegui descobrir o significado de algumas palavras que usamos tanto, mas tanto, que chegamos a ponto de usá-las como se fossem 'vírgulas', as vezes até mesmo ignorando o seu real significado.
Quando eu era menor eu ouvia muito a respeito das 'palavrinhas mágicas' - que de mágicas não tem nada - principalmente na pré escola. Cresci falando e usando esses termos sem entender pra ser sincero, e essas palavras me davam um 'nó na cabeça'. Por exemplo, quando eu não queria fazer algo que eu tinha que fazer (tomar banho) minha mãe me 'obrigava' a fazê-lo, quando me faziam algo que eu me sentia grato eu dizia 'Obrigado!' (as vezes não), mas por quê ? Qual a relação de gratidão com obrigação? Por que se usar uma palavra que expressa algo imposto pra demonstrar gratidão? Eis o 'nó' que eu falei! 
Seria simples e até mesmo passível de ser ignorado se esse fato não acontecesse com tanta frequência, quando me percebi eu pedia coisas dizendo "por favor", mas novamente, como assim? Qual o sentido? 
'Desculpa', não entendi. Eu também não, por que dizer 'desculpa' quando sinto que fiz algo errado?
Como vêem, estamos cercados disso... O pior de tudo é que o dicionário não diz o que eu queria saber, ele mostra o significado, mas não mostra a razão de se utilizar uma palavra 'assim ou assada'. Veja o que o Aurélio diz sobre obrigado:

o.bri.ga.do
[Lat. obligatu.x17A]
Adjetivo.

1. Imposto por lei, pelo uso, pela convenção, etc.; obrigatório.

2. Que se sente em débito, por gentileza ou favor recebido; grato, agradecido.

3. Sujeito a dívida.

4. V. forçado (1).

Pois bem, essa é a razão de eu estar criando a Secção chamada "Palavras usadas". Nela irei abordar acerca de algumas palavras que usamos no dia-a-dia sem saber o por quê. Se ficou ansioso como eu (duvido) acompanhe os próximos posts de "Palavras usadas".



Nenhum comentário:

Postar um comentário